Links

Siga-me: Instagram  |  Facebook
Diga-me: E-mail

28 janeiro 2018

Rússula

Estes cogumelos entre o cor-de-rosa e o roxo existem em abundância em Trás-os-Montes. Acho-os nas florestas de pinheiros, quase enterrados, com a cabeça a levantar o solo, como se espreitassem o andar do mundo. Apanho-os muito cobertos de terra, que não sai com facilidade. Não distingo a Russula artropurpurea da rosea nem de muitos outros elementos desta grande família. Alguns são comestíveis, mas isso não consta da minha tábua de preocupações. Apanho-os porque os acho muito bonitos e encontrar um causa-me a mesma alegria que encontrar um Amanitas muscaria ou uma Lepista nuda, espécies que irmanam esta na extravagância das cores. O nome «rússula» lembra-me o antropónimo «Ursula», Ursula Andress. E ter a capacidade de evocar a beleza já me parece feito digno de nota.

Sem comentários:

Enviar um comentário