Links

Siga-me: Instagram  |  Facebook
Diga-me: E-mail

16 janeiro 2018

Frustração

Bem sei que a frustração faz parte da vida e sei muito bem que esta não é a maior que vivi nem das grandes que me esperam.

Um dos prazeres maiores desta actividade é, sem dúvida, o de encontrar os cogumelos. Suspeito que este prazer seja uma resposta a necessidades ancestrais soterradas nas camadas dos interesses urbanos que nos ocupam a mente.

Umas vezes aparecem de surpresa, quase debaixo dos pés, outras avisto-os ao longe e lá vou eu, Maria Muito Contente, examiná-lo para decidir se o (es)colho ou não. Acontece, porém — e a frustração chega agora — que, estando os montes pejados de lixo, não é raro avistar qualquer coisa vermelha, ficar com o coração aos pulos e, ao perto, descobrir uma lata de Coca-Cola. Então a súbita decepção dá lugar ao espanto: como é que aquilo foi ali parar, nicho tão recôndito, clareira tão entranhada na floresta?! O pior não é confundir o belo Amanitas muscaria, como os que entram nesta composição, com as latas da referida beberagem popular; o pior é a variedade e a quantidade de despojos que a vida urbana lança para a natureza. Não vou fazer rol desses objectos («abjectos» deveria dizer-se) miúdos para poupar a paciência de quem lê, mas impõe-se que esboce o dos graúdos. Começando pelos clássicos, lá se encontram os frigoríficos, as televisões, as máquinas de lavar roupa, os colchões, os sofás; já entre os modernos, sobressaem os computadores.

E como já vai longo este post, adio outros desenvolvimentos do mesmo assunto para próxima oportunidade, não sem antes relacionar o já dito com a presente composição, que é apenas isto: gostaria muito de conseguir integrar alguns desses objectos nestes assemblages. Já tentei e o resultado foi desastrado até ao grotesco. É, de facto, tarefa para talento que não me assiste transformar o lixo em beleza. Mas ainda não desisti de o tentar. Se algum dia o conseguir, talvez as flores de alho, a pinha e a pena que aqui entram venham a ser substituídas, em futuras composições, por caricas, sacos de plástico, copos de iogurte, latas de salsichas, just to name a few...

Sem comentários:

Enviar um comentário