Links

Siga-me: Instagram  |  Facebook
Diga-me: E-mail

28 abril 2018

Verpas

Assinalamos as coincidências, passam-nos ao lado as incoincidências e até as quase-coincidências. Uma das primeiras aconteceu-me com estes dois cogumelos de pé cor de cera e cabeça castanha e irregular. Nunca ouvira nem lera a palavra «Verpa», até ao dia em que me apareceu como o nome de uma das espécies que se confundem com as tão procuradas Morchelas, pantorras, em português. Atentei nos traços distintivos de cada uma e no dia seguinte fui a Verín, onde, junto ao rio, deparei com estes dois cogumelos em tudo coincidentes com a descrição lida na noite anterior sobre o género das Verpas. Foi positivo ter encontrado exemplares para comparar com as verdadeiras Morchelas. Parece-me que só as confundirá um apanhador de cogumelos tão ignorante ou distraído quanto inconsciente. Há espécies bastante mais semelhantes entre si, como por exemplo, a Macrolepiota venenata e a procera, nomes do falso e do verdadeiro frade, respectivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário