Links

Siga-me: Instagram  |  Facebook
Diga-me: E-mail

25 abril 2018

Dar ar aos brutamontes

Os cogumelos quase acabaram, mas para além de centenas de fotografias que constam do acervo inédito, há o recurso a estes cogumelos poliporos, que resistem muito para além das chuvas e até mais do que os próprios troncos em que crescem.

Encontrei estes dois figurões no fim-de-semana passado, no Marão. Creio que a razão por que gosto deles é o facto de me parecerem certas conchas enormes relativamente disformes. Concha puxa concha e foi assim que me ocorreu juntá-los com outras. A escolha recaiu sobre os anéis de lapa para fazerem de bolhinhas de ar, que estes brutamontes precisam de respirar, coitados...

Enfim, são magníficos exemplares de Fomitopsis betulina, que aparecem agarrados aos troncos mortos mas ainda de pé das bétulas. Pelo desastre em que, nas redondezas, se encontram os bosques destas árvores belíssimas, vítimas dos ventos gelados de março (pela devastação que causaram, seria mais próprio dizer «ventos marciais»), daqui a uns anitos haverá muitos. E como duram anos, depois de colhidos, hão-de ser vistos por aqui muitas mais vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário