Links

Siga-me: Instagram  |  Facebook
Diga-me: E-mail

29 dezembro 2017

Mioleira ou couve-flor?

A composição de hoje tem mais ar gastronómico do que decorativo. Esta aparência resulta da citação marisqueira assegurada pelas conchas e pela forma do fungo que está no interior da concha grande: é mioleira ou couve-flor? Na verdade, é por este último nome que é conhecido. É tão inesperado que eu julgava-o criatura apenas dos livros, até ao momento em que parei o carro junto de um talude alto para colher um Bolletus edulis e avistei, a uns 10 metros, esta forma estranha. Claro que a alegria que tal achado me injectou foi suficiente para exilar uma série de angustiazinhas quotidianas. O Google — meu poderoso aliado em matérias relativas aos fungos — informa-me que esta couve-flor tem o nome de Sparassis crispa e que é comestível (lá está a coisa a fu(n)gir para a mesa...). Não tenciono prová-la, por temor antigo de degustações de cogumelos, mas também porque me lembra uma esponja. E foi isto que me levou a metê-la dentro da concha.

Sem comentários:

Enviar um comentário