Links

Siga-me: Instagram  |  Facebook
Diga-me: E-mail

10 janeiro 2019

Um bom ano

Há já algum tempo que não publico nada. Aqui, que no Instagram, publico 2 e 3 posts diários. Tenho vindo a adiar um post de balanço de um ano, mas creio que agora é a hora, que começa a fazer-se tarde. Para nele incluir votos de bom ano novo.

A Maria Natura nasceu há coisa de um ano, embora a sua gestação tenha demorado décadas, se tiver em conta que é esse o tempo que conta o meu entusiasmo pelos cogumelos, em particular, e pela natureza, em geral.

Durante um ano pode acontecer muita coisa e não apenas o que decorre do natural curso das estações, bem marcadas em Trás-os-Montes.

Passando ao rol, direi que num ano aprendi mais sobre micologia e flora do que em todo o resto da vida. Isso possibilitou-me constatar a vastidão destes dois universos do conhecimento, o que me faz sentir uma humílima debutante.

Num ano, publiquei muitos posts aqui (e no Facebook), e os 739 no Instagram conseguiram 80 mil likes, estando cerca de 400 fotografias inéditas em linha de espera.

Num ano, percorri quilómetros em montes, vales, prados, de Trás-os-Montes e da Galiza, com incursões na Mata do Buçaco e Parque Termal da Curia, nas serras da Arrábida e da Estrela, em praias do Algarve e do Norte de Portugal. Descobri beleza em ervas esteticamente insignificantes, em discretíssimas flores, em galhos caídos, arrancados pela fúria das tempestades e pela ganância humana, em fragmentos de conchas e de pedras, em folhas furadas pelos insectos; descobri um tipo de seres vivos que desconhecia totalmente e que agora encontro tantas vezes, os fungos mucilaginosos; reparei mais na variedade e beleza dos musgos, no modo como estes e os líquenes incham com a chuva, passando de ressequidos a voluptuosos de um dia para o outro; encontrei pastores castiços, pastores alcoólicos, pastores repugnantes; fui interpelada por passantes curiosos a quem não consegui explicar convincentemente o que me encontraram a fazer; fui confrontada por proprietários hostis à minha presença que me consideraram macumbeira; houve dias em que fiz 13 composições e muito poucos em que não fiz nenhuma; experimentei combinações de cores, formas, materiais; misturei os 4 reinos numa só composição; fiquei várias vezes insatisfeita e muitas assoberbada com a quantidade de tesouros oferecidos pela biodiversidade da região em épocas de abundância.

Se tudo isto seria possível sem o incentivo dos vossos likes e comentários? Talvez fosse, mas não seria a mesma coisa. Por isso, muito obrigada pelo vosso apreço e bom ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário